Branqueamento dentário
O Branqueamento Dentário é um tratamento minimamente invasivo, eficaz e estético utilizado para tornar mais clara a superfície mais externa do dente (o esmalte).
Que tipos de branqueamento dentário existem?
De uma forma geral, existem 3 tipos de branqueamento:
Branqueamento externo intensivo em consultório
É o branqueamento de excelência, uma vez que permite a utilização de produtos de branqueamento em concentrações adequadas possibilitando bons resultados em pouco tempo. O Branqueamento Dentário é realizado através da aplicação de um gel na superfície dentária. O contacto do princípio ativo do gel com a superfície do esmalte promove uma alteração da cor do dente, resultando num sorriso mais claro. Estes produtos são aplicados em condições controladas, protegendo as mucosas e dentes de eventuais efeitos secundários. Este procedimento só poderá ser realizado por um Médico Dentista, que o acompanhará durante toda a sessão de branqueamento.
Branqueamento externo em ambulatório
O branqueamento é feito pelo paciente, em casa, colocando um gel branqueador em moldeiras individualizadas para cada doente. Este tipo de branqueamento deverá ser sempre prescrito e acompanhado pelo Médico Dentista.
Branqueamento interno
Este tipo de branqueamento está reservado para dentes com tratamento endodôntico (desvitalizados). Ao longo do tempo estes dentes podem escurecer e este procedimento é muito eficaz para devolver ou aproximar a cor deste à dos restantes dentes naturais.
Marque já a sua consulta
Drª. Mariana Rebelo
Médica dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Drª. Beatiz Vaz Duarte
Médica dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Dentes brancos? Por quanto tempo?
A durabilidade do tratamento depende, essencialmente, dos cuidados pós-tratamento. Hábitos como o consumo de alimentos e bebidas como café, chá, refrigerantes ou o tabagismo, podem provocar o aparecimento de manchas e, por isso, alterar a cor dos dentes.
De acordo com estudos já realizados, uma vez efetuado o Branqueamento Dentário, a cor dos dentes não terá tendência para regressar à sua cor inicial.
Todas as pessoas podem fazer branqueamento?
Existem poucas contra-indicações para a realização de branqueamento dentário. A maioria das pessoas com idade superior a 18 anos são elegíveis para este tratamento. No entanto, existem vários fatores a ter em consideração no planeamento deste procedimento.
Deverá ser avaliada a presença de lesões de cárie, desgastes dentários, sensibilidade dentária significativa, entre outros, antes de iniciar um branqueamento. Outro fator importante é a presença prévia de restaurações, coroas, facetas ou próteses, uma vez que estes não sofrem alteração de cor perante a acção do agente de branqueamento.
Após o branqueamento, poderá ser necessário proceder à substituição de tratamentos anteriores com o objetivo de harmonizar a cor de todos os dentes.
Existem efeitos secundários?
O principal efeito secundário associado a este tratamento é a sensibilidade dentária. A sensibilidade dentária é regra geral transitória e desaparece depois de se terminar o tratamento.
Quando os tratamentos são realizados sem o acompanhamento médico, podem ocorrer consequências nefastas permanentes. Assim, recomendamos que se aconselhe sempre com um Médico Dentista da Clínica São Dente, de forma a não danificar irreversivelmente os seus dentes.
Casos Clínicos
Deseja saber mais informações ou agendar uma consulta?
Não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa, com formação extensa e altamente especializada, terá todo o gosto em explicar-lhe detalhadamente todo o processo.