Cirurgia Oral
A cirurgia oral é uma das mais importantes áreas da medicina dentária e tem como finalidade diagnosticar e tratar lesões e patologias da cavidade oral.
Alguns exemplos de tratamentos da área da Cirurgia Oral são a colocação de implantes dentários ou a extração de dentes.

Cirurgia minimamente invasiva
Nas últimas décadas, a Medicina tem evoluído nos sentido de minimizar o desconforto associado aos tratamentos médicos.
A aplicação de técnicas anestésica adequadas, de uma técnica cirúrgica atraumática e minimamente invasiva e a aplicação de um esquema terapêutico eficaz vão permitir um elevado conforto durante e após o procedimento cirúrgico.
Extração dentária
A extração (remoção) de peças dentárias é o ato mais comum na área da Cirurgia Oral.
Este procedimento pode ser mais simples ou complexo, mas é sempre realizado sob o efeito de anestesia local.
Na Clínica São Dente todos os procedimentos de Cirurgia Oral pressupõem um planeamento prévio detalhado, no qual se analisam a estrutura craniofacial, a anatomia dos maxilares, as estruturas anatómicas adjacentes e a morfologia dentária.
Durante o planeamento cirúrgico são sempre eleitas preferencialmente técnicas minimamente invasivas.
Colocação de implantes dentários
A colocação de implantes dentários permite uma reabilitação fixa de zonas onde foram perdidas uma ou mais peças dentárias. Os implantes dentários permitem devolver a função mastigatória e a estética do sorriso a quem já perdeu um ou mais dentes. São tratamentos muito procurados nos dias de hoje por representarem uma solução fixa conveniente e muito confortável para o paciente.
Um planeamento cirurgico rigoroso é sempre feito previamente à Cirurgia para Colocação de Implantes dentários na Clínica São Dente. Após o planeamento é elaborada uma guia cirúrgica individualizada que é imprescindível para o médico definir o local exato para a colocação de implantes dentários. Assim é possível que o procedimento seja mais simples, preciso e rápido. Simultaneamente o pós-operatório do doente terá o máximo conforto.

Marque já a sua consulta
Dr. Sancho Silvestre
Médico dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Deseja saber mais informações ou agendar uma consulta?
Não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa, com formação extensa e altamente especializada, terá todo o gosto em explicar-lhe detalhadamente todo o processo.
Cuidados pós-cirúrgicos
As indicações pós-operatórias são transversais à maioria dos procedimentos cirúrgicos. Assim, existem algumas recomendações fundamentais para um pós-operatório mais confortável, tais como:

Fazer compressão com a compressa durante 30 minutos, com o objectivo de diminuir a hemorragia. Se ao remover a compressa ainda notar hemorragia coloque uma nova compressa e faça compressão por mais 30 minutos.

Aplicar gelo durante 30 minutos, imediatamente após a cirurgia. Em casa deve repetir a aplicação de gelo por períodos de 30 minutos tendo o cuidado de entre cada aplicação deixar a pele repousar por um período de 50 minutos. A aplicação de gelo ajuda a minimizar o edema local e também a dor. Idealmente deve fazer 8 aplicações intercaladas no tempo no dia da cirurgia e dias seguintes

Evitar a todo o custo cuspir, bochechar, introduzir instrumentos no local da ferida, baixar a cabeça ou fazer esforços físicos nas primeiras 48h após a cirurgia. É aconselhável dormir com 2 almofadas no dia da cirurgia de forma a não potenciar o risco de hemorragia.

Preferir apenas alimentos frios e moles nos 4 primeiros dias após a cirurgia (ex: gelados, iogurtes, gelatinas, pudins ou comida de bebé fria). Após esse período poderá ingerir alimentos moles à temperatura ambiente (ex: puré, empadão, esparguete, alimentos esmagados, sopas, etc). Ao fim de uma semana, poderá começar a ingerir todo o tipo de alimentos, evitando apenas alimentos que possam traumatizar a zona intervencionada.

Evitar o consumo de álcool e tabaco nas primeiras duas semanas após a cirurgia visto que dificultam a cicatrização e potenciam o risco de infecções e complicações pós operatórias.

Retomar a sua higiene oral habitual, lavando todos os dentes e protegendo a zona intervencionada.

Aplicar o gel de clorohexidina 0,2% com uma compressa sobre a ferida cirúrgica e sobre a sutura durante um período de 7 dias.

Seguir o esquema terapêutico que lhe foi fornecido e não interrompa a medicação sem supervisão do seu médico.