Implantologia
Os implantes dentários substituem dentes perdidos. Restabelecem a função e a estética dando confiança aos doentes da Clínica São Dente para sorrir com orgulho.
Perdi um dente e agora?
A perda de um ou mais dentes faz-se muitas vezes acompanhar de:
- Diminuição da auto-estima
- Aspecto envelhecido
- Redução da capacidade mastigatória;
- Estética alterada;
- Reabsorção óssea;
- Alteração da posição de outros dentes;
- Desequilíbrio da oclusão.
Mesmo que não se trate de uma zona visível quando sorri, o dente perdido deverá ser sempre substituído para evitar a alteração do posicionamento dos outros dentes e para prevenir desequilíbrios na oclusão (na forma como os dentes encaixam).
Os implantes dentários são colocados no osso, e vão tornar-se na raiz artificial do seu novo dente. A intervenção para a colocação de implantes é feita com anestesia local ou sedação e é completamente Indolor.
Perdeu um dente e gostava de fazer uma reabilitação? Marque a sua primeira consulta de Implantologia e discuta o seu plano de tratamento com o Dr. Sancho Silvestre.
A chave para um tratamento de sucesso…planeamento rigoroso.
Um planeamento cirurgico rigoroso é sempre feito previamente à intervenção para Colocação de Implantes dentários na Clínica São Dente.
A nossa equipa irá fazer todos os exames complementares necessários: exames imagiológicos, fotografias intra-orais e modelos de estudo 3D. De seguida, vamos definir um plano de tratamento, e nos casos estéticos, iremos fazer uma simulação do nosso futuro trabalho dentário.
Após o planeamento é elaborada uma guia cirúrgica individualizada que é imprescindível para o médico definir o local exato para a colocação de implantes dentários. Assim é possível que o procedimento seja mais simples, preciso e rápido. Simultaneamente será definido previamente o esquema terapêutico de forma a que o doente sinta o máximo conforto.
Dentes restaurados com implantes dentários devem ser mantidos com uma higiene igual aos dentes naturais.
Recomendamos consultas de manutenção com a nossa equipa de Médicos Dentistas e Higienistas 2 x por ano, onde são feitas as manutenções dos trabalhos assim como os raio-x necessários.
Caso Clínico
Marque já a sua consulta
Dr. Sancho Silvestre
Médico dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Deseja saber mais informações ou agendar uma consulta?
Não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa, com formação extensa e altamente especializada, terá todo o gosto em explicar-lhe detalhadamente todo o processo.
Questões Frequentes
O que é um implante dentário?
Os implantes dentários são dispositivos médicos utilizados para substituir um ou mais dentes naturais. Podemos comparar um implante dentário à raiz artificial de um dente ausente.
Após o processo de osteointegração, sobre o implante pode ser colocada uma coroa afim de restabelecer a função e a forma do dente ausente. Quando estão ausentes vários dentes a reabilitação pode envolver a colocação de vários implantes e posterior colocação de pontes ou prótese sobre os implantes.
Os implantes dentários permitem devolver a função mastigatória e a estética do sorriso a quem já perdeu um ou mais dentes. São tratamentos muito procurados nos dias de hoje por representarem uma solução fixa conveniente e muito confortável para o paciente.
O que é o "All-on-four"?
Este é o protocolo que gostamos de usar em doentes que apresentam pouco osso e que pretendem colocar dentes fixos no próprio dia.
- Tratamento rápido que aumenta a qualidade de vida
- Tratamento mais curto em termos de tempo
- Estável mesmo com pouco volume ósseo
O tratamento com o All On 4 é um protocolo com evidência cientifica com estudos que revelam follow up de 10 anos na mandíbula e 5 anos na maxila com taxas de sobrevivência entre 96-98%, com estabilização da perda óssea marginal e tecidos gengivais saudáveis.
A colocação de implantes é segura?
Sim. Os implantes em si são constituídos maioritariamente por titânio, um material biocompatível também utilizado noutros procedimentos protéticos nomeadamente em próteses da anca.
A cirurgia para colocação de implantes envolve uma avaliação detalhada do seu quadro clínico e um planeamento cuidado do procedimento cirúrgico, com recurso a exames complementares de diagnóstico, nomeadamente radiografia e/ou tomografias computodorizadas.
Quais as etapas envolvidas numa reabilitação com implantes?
A reabilitação com implantes dentários envolve 3 etapas:
- Diagnóstico e plano de tratamento
- Fase cirúrgica – durante a qual se colocam os implantes
- Fase protética – durante a qual se colocam as coroas.
Quais as indicações e contra indicações para a colocação de implantes dentários?
Os implantes dentários estão indicados em doentes com perda de um ou mais dentes.
Alguns factores que poderão ser responsáveis por taxas de sucesso mais reduzidas em termos de osteointegração dos implantes incluem hábitos tabágicos, doenças metabólicas, como a diabetes, e a fraca higiene oral.
A diabetes é um factor de risco para o sucesso dos implantes dentários, já que a cicatrização é mais lenta. Os doentes diabéticos são também doentes que apresentam com maior frequência complicações pós-operatórias. Contudo, se a doença estiver controlada e os valores de hemoglobina glicosilada dentro dos parâmetros de referência não há uma contra-indicação absoluto, impondo-se prudência e precauções suplementares.
Outras condições sistémicas: Osteoporose, HIV, Hemofilia, Radioterapia
Os estudos indicam que não existe nenhuma contra indicação para a terapia com implantes, desde que a doença esteja compensada e que a cirurgia seja planeada. Necessitamos de precauções adicionais e iremos comunicar com especialistas que o seguem no tratamentos destas doenças sistémicas antes da cirurgia.
Os implantes necessitam de manutenção?
Sem dúvida. Visitas regulares ao seu médico dentista e uma correta higiene oral são os fatores chave para o sucesso dos implantes a longo prazo. Existe uma ideia generalizada de que por ser uma estrutura artificial, o implante não necessita de cuidados de higiene oral como os dentes naturais. Esta ideia não podia estar mais errada. O implante é um dispositivo que se encontra rodeado por osso e gengiva. A placa bacteriana forma-se tanto nos dentes, quanto nos implantes. Essas bactérias comprometem a saúde da gengiva e, em alguns casos, do osso, o que afetará o implante, uma vez que estes tecidos são o seu suporte. Assim, uma correta higiene oral e controlos periódicos são fundamentais para a manutenção dos implantes.
O que são enxertos gengivais?
Um enxerto gengival é um procedimento microcirúrgico onde é feito um transplante de gengiva livre ou de tecido conjuntivo (a parte interna da gengiva) para cobrir um defeito de tecido gengival. Este procedimento é normalmente feito para aumentar a quantidade de tecidos à volta de implantes, ou para cobrir defeitos nos dentes naturais provocados por doença periodontal ou trauma.