Odontopediatria
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao cuidado da saúde Oral dos mais pequenos, desde os primeiros meses de vida até à adolescência. A variedade de contextos médicos ao longo deste longo período e o fator emocional da “bata branca” torna os nossos mini pacientes muito exigentes.
Bem-vindos à
Daqui surgiu o projeto São Dente Kids, para dar a melhor resposta médica com a magia necessária para uma consulta tranquila.
A nossa equipa conta com médicos com formação especializada em ortodontia e odontopediatria, com a aptidão e sensibilidade necessárias para o tratamento de crianças com medo e ansiedade, capazes de criar um ambiente de harmonia e confiança.
Alinhadores para crianças
Descubra a solução ideal para o sorriso dos mais pequeninos!
Os alinhadores transparentes podem ser utilizados especificamente no tratamento ortodôntico de crianças a partir dos 6 anos de idade, permitindo o alinhamento dos dentes e a correcção do padrão de oclusão.
Simultaneamente, promovem todas as condições para o bom desenvolvimento das arcadas dentárias
Benefícios do tratamento ortodôntico em crianças com alinhadores:
1. É prático e confortável
Ajusta-se na perfeição à dentição da criança (sem brackets, nem arcos), a adaptação é mais fácil, sem prejudicar a fala ou a mastigação.
2. Simplifica a higiene oral das crianças
Ao contrário dos aparelhos ortodônticos fixos, a higiene oral do seu filho fica mais fácil, uma vez que vasta remover o alinhador, e lavar normalmente os dentes ao longo do dia.
3. Minimiza as restrições alimentares
Com alinhadores transparentes, os seus filhos têm mais liberdade de escolha na hora da refeição. Os pais podem ficar mais descansados porque diminuem os riscos ao comer alimentos duros, fibrosos ou pegajosos, como acontece no caso dos aparelhos ortodônticos convencionais.
4. Requer menos idas ao consultório
Desde que seja cumprido o plano de tratamento, usando os alinhadores transparentes durante as horas estipuladas, as visitas ao ortodontista são espaçadas em intervalos de tempo mais longos.
5. Transparente e cómodo
Ao contrário dos aparelhos ortodônticos tradicionais, os mais pequenos preferem usar os alinhadores transparentes! Estes aparelhos tornam o alinhamento dos dentes num processo mais divertido.
Hora de lavar os dentes…
Começa o desafio!
Lavar os dentes pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os cuidadores!
E se existem técnicas para tentar facilitar este desafio, podemos começar por simplificar alguns temas:
Quando devo iniciar a escovagem dos dentes?
A escovagem dos dentes deve iniciar-se assim que nasce o primeiro dente, utilizando uma pasta de dentes fluoretada.
Quantas vezes devo escovar os dentes?
A escovagem deve ser realizada no mínimo 2x/dia, sendo que a escovagem da noite não pode mesmo falhar!
Qual a escova que devo escolher?
No vídeo seguinte, tentamos oferecer-lhe algumas dicas para a escolha correta da escova de dentes da criança.
Que pasta devo escolher?
O mundo das pastas dentífricas pode também ser bastante confuso. De uma forma geral, para crianças com dentinhos de leite (até aos 6 anos de idade) deve selecionar uma pasta com 950/1000 ppm de Flúor e para crianças com dentes definitivos (normalmente a partir dos 6 anos) uma pasta com 1400-1500ppm de Flúor. Descubra no vídeo seguinte outros fatores a ter em conta.
Marque já a sua consulta
Drª Mariana Rebelo
Médico dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Drª. Beatiz Vaz Duarte
Médica dentista com formação pós-graduada nas seguintes instituições:
Deseja saber mais informações ou agendar uma consulta?
Não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa, com formação extensa e altamente especializada, terá todo o gosto em explicar-lhe detalhadamente todo o processo.
Questões Frequentes
Afinal, quando devo marcar a primeira consulta do meu bebé?
Recomenda-se que a primeira consulta ocorra após o nascimento do primeiro dentinho ou até ao primeiro ano de vida.
Pode perguntar-se porquê tão cedo. Nesta fase, é possível fazer um diagnóstico muito precoce e limitar consequências de problemas já existentes.
Sabia que a cárie dentária é a doença mais prevalente da infância? Assim, é imperativo estabelecer hábitos de higiene oral desde cedo e realizar um diagnóstico precoce para limitar a necessidade de tratamentos dentários e possibilitar opções minimamente invasivas quando estes são necessários.
O que esperar da primeira consulta?
Qualquer que seja a idade da criança, a primeira consulta tem um fator de informação fundamental. Cuidadores informados tomarão melhores decisões na hora de determinar os hábitos das crianças que serão os adultos do futuro.
É na primeira consulta (e em todas as outras, na verdade!) que a magia acontece quando permitimos que a criança explore o consultório dentário, conheça o médico que o acompanhará e dê asas à imaginação para que o conhecimento dos instrumentos, as histórias do “faz de conta” e até os tão desejados desenhos animados façam esquecer que de uma consulta médica se trata.
No meio da animação, e após uma cuidadosa história médica, é feita uma observação clínica que permita avaliar as várias estruturas da cavidade oral e compreender se tudo se está a desenvolver da forma correta; diagnosticar problemas dentários que exijam intervenção e estabelecer um plano de tratamento precoce e minimamente invasivo.
De seguida, e consoante a idade da criança, é feita uma profilaxia dentária com aplicação de flúor, sempre que indicado.
Por vezes, há necessidade de realizar exames complementares de diagnóstico, como radiografias dentárias, ou de encaminhar para especialidades distintas para um correto seguimento do doente, como ortodontia ou terapia da fala.
Dentes de leite… Dentes definitivos… Que confusão!
Numa boquinha tão pequena, há tantas alterações a acontecer. Por vezes não é fácil estar a par de tudo o que está a mudar! Fique a saber que os primeiros dentes surgem por volta dos 6 meses. Não fique preocupado se o seu bebé não está dentro da média, porque todas as crianças são diferentes e na consulta o estado da erupção dentária será avaliado. A dentição de leite (ou decídua) ficará completa por volta dos 2/3 anos com a presença de 20 dentes!
Mais tarde, por volta dos 6 anos, surgem os primeiros dentes definitivos. A dentição permanente estará completa por volta dos 12 anos, com a presença de 28 dentes (sem contar com os famosos dentes do siso).
Porquê tratar dentes de leite? Não vão cair?
Este pensamento está errado, mas infelizmente é comum. Os dentes de leite com lesões de cárie podem causar dor e infeção, tal como num dente definitivo. Para além disso, a cárie presente num dente de leite pode afetar um dente definitivo e prejudicar a dentição permanente.
O não tratamento dos dentes de leite culmina na sua perda precoce, que apresenta consequências no desenvolvimento da criança, já que esta dentição tem impacto na mastigação, na fala e na erupção dos dentes definitivos.
A evidência científica é clara no que toca aos benefícios de uma intervenção preventiva precoce. Crianças com hábitos rigorosos de higiene oral e sem dentes com necessidade de tratamento, serão adultos com menor probabilidade de desenvolver doenças orais. E na verdade não existe saúde geral sem saúde oral!